quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Aborto no Brasil

Nos últimos meses podemos ver em noticiários os casos de aborto que estão e espalhando pelo país. No Brasil o aborto é uma das principais causas de mortes em gestantes, seja ele espontâneo ou forçado. Cerca de 10 mulheres que abortam duas é espontâneo. 

As mulheres e meninas buscam em redes clandestinas um método para se “livrar” do problema que é a gestação indesejada. Os principais motivos para o aborto é a falta de estrutura familiar e financeira, a falta de instrução e a gravidez inesperada. Um aborto no Brasil vai de 1500 reais há sete mil reais, dependendo do mês de gestação. O impressionante é que tem mulheres que matam os seus filhos quando estão com sete meses de gestação.

Em outubro nove casas de abortos foram fechadas no Rio de Janeiro pela Policia Civil, após mortes confirmadas e investigações feitas. O caso mais famoso é a da Jandira, morado de Campo Grande que saiu de casa para fazer um aborto que lhe custou quatro mil e quinhentos reais e a sua vida. O corpo de Jandira foi carbonizado e suas digitais retiradas após ela ter morrido no procedimento. Só no caso Jandira nove suspeitos foram presos.

O aborto virou um caso de calamidade publica, mesmo tendo leis que proíbem o aborto, mais casas de abortos, que não tem nenhum preparo, vão surgindo. A policia fecha e outras abrem. É um absurdo 800 mil mulheres morrem no Brasil por abortos mal feitos.  Lembrando que o aborto é considerado crime contra a vida humana, quem faz e quem pratica o aborto pode pegar de um a três anos de reclusão (para a gestante) e de uma a quatro anos (para os terceiros).  O aborto só é permitido no Brasil em três casos; 1) se a gestação for prejudicial a saúde da gestante ou a saúdo do feto; 2) se o feto tiver algum problema de saúde grave e 3) quando a gestação de um estupro, neste caso tem que ser comprovado.


Só nos resta agora é torcer que essas mulheres e meninas não caiam em mais um aborto criminoso e que elas possam ser conscientes. Existe vários jeito de se evitar uma gravidez. A camisinha foi feita pra isso.


Lydia Henriques, estudande de Jornalismo

Um comentário:

  1. Lydia, bom artigo, atenção aos numerais no jornalismo, de 1 a 10 é por extenso, e a frase: "A cada dez mulheres que abortam...".

    ResponderExcluir