quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Nordeste é alvo de preconceito

Que o nordeste sempre foi alvo de críticas e preconceitos todo mundo sabe. Quem nunca ouviu ou fez uma piada de nordestino mesmo que na brincadeira?
Os nordestinos há tempos sofrem preconceito, a situação piorou depois que a disputa para a Presidência do Brasil foi levada para o 2° turno entre a atual presidente Dilma Rousseff e o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves. Rousseff teve um grandioso número de votação no Nordeste e que com isso sofreram inúmeras discriminação de todas as demais regiões do País.

Em um post tiveram até a ideia de separar o Brasil dos nordestinos, conforme o vereador de São Paulo Coronel Paulo Telhada (PSDB) sugeriu em sua página no Facebook "A independência do Sul e Sudeste, e Norte e Nordeste paguem sozinhos por suas decisões políticas", em outros é possível ver que "nordestino não é gente" e até mesmo um "mate um nordestino afogado". Muitos do que foi escrito se referia aos programas do governo Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família 

Um jovem de 22 anos, morador de Recife, que não se identificou por medo de sofrer algum tipo de repressão, criou uma rede social para denunciar os posts ofensivos publicados e em menos de 24 horas uma das pessoas que fizeram um post fez um pedido de desculpas. O jogador da seleção brasileira de futebol Hulk fez um pedido de respeito ao Nordeste através do Instagram.

Para situação de discriminação existem duas formas para se punir o agressor, porém, são muito brandas
1) Por meio de indenização por danos morais, na esfera cível
2) Por crime de ofensa à honra, na esfera criminal
A Lei n° 7.716/89 foi decretada não era específico para as redes sociais, em 2010 que começou a valer também para eletrônicos e internet




Mapa das regiões onde cada candidato obteve mais votos


Confira alguns dos posts ofensivos aos nordestinos:

Mensagem de preconceito aos nordestinos


No Twitter há mensagens de que os nordestinos não são gente


Neste post, os nordestinos são chamados de retardados



A ofensa não para no Twitter


Uma moradora de São Paulo pede um "favor" aos paulistanos


Ofensas sem limites

Um comentário:

  1. Evelyn, bom artigo e bem oportuno. Atenção à padronização jornalística das regiões do país em maiúsculo 'Nordeste'. E no lead 'brincadeira' está redundante, pois já se trata de piada.

    ResponderExcluir